quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que fazer para o jantar???

Acabar comendo cachorro quente, hambúrguer e pizza todos os dias à noite nao é legal, né? É gostoso, mas até isso cansa, além de nao ser nada saudável...
Pesquisando na internet e também perguntando às Flymigas (http://br.dir.groups.yahoo.com/group/flybabiesnoBrasil/?v=1&t=directory&ch=web&pub=groups&sec=dir&slk=1)
cheguei à consclusao (e testei) algumas receitas para comer à noite (leves e deleciosas) que nao vao nos encher de culpa no dia seguinte, rs.
A primeira é bem simples, sanduíche de atum. Todo o mundo sabe que o atum é rico em Ômega 3. É bem prático também. Eu, pelo menos, amasso o atum em lata, misturo com tiquinho de maionese, cenoura ralada, milho verde, cebola picadinha e todas as coisinhas gostosas que vocês gostem de usar nesses "creminhos". Passa no pao e pronto, uma delícia rápida perfeita para comer à noite.
Gostei também da "Tortilla". Já tinha comido em vários lugares mas nao sabia bem como fazer. "Tortilla" é um omelete espanhol. Faz assim, ó:

TORTILLA ESPAÑOLA



Unte uma assadeira com óleo e farinha de trigo (igual fazemos para bolo). Corte 1 batata em fatias bem fininhas, forre a assadeira com as batatas. Espalhe um envelope de Sazón (pode ser até menos, na primeira vez que fiz exagerei no Sazón e ficou meio salgado - cuidado com a quantidade!). 1 camada de abobrinhas em rodelas finas (eu nao coloquei) e tomates. Coloque orégano, presunto e queijo. Bata 2 ovos, tempere-os (só coloquei um pouquinho de sal, pode ser um pouquinho de salsinha também) e jogue por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 40 min. Cresce e fica bem bonito. Além de ser uma delícia.
Uma vez fui a uma festa e ofereceram a tortilla picada em quadradinhos e espetada em palitinhos de dente, como aperitivo. Achei prático e original.





CREME DE ABÓBORA

Uma "sopinha" bem popular aqui na Venezuela, aprendi a gostar aqui e já acho uma delícia também, além de super saudável! rs.
Ingredientes:
Meia abóbora
3 xícaras de água
Dissolva 1 caldo de galinha em 1 xícara de água
1 cebola pequena
1 raminho de alho-poró
3 unidades de "ají" doce pequenos (nao sei como se chama isso no Brasil, parecem pimentoes pequeninhos, se nao achar, nao coloque, rs.
1 colher de salsinha picada
Sal e pimenta gourmet (chique!)

Ferva bem todos os ingredientes (menos o caldo de galinha) até ficar molinho. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador (em pequenas porçoes, misturando o caldo de galinha e acertando o sal (vá colocando aos poucos a água utilizada para cozinhar os ingredientes). Nao deixe ficar muito líquido, afinal, é um creme. Aí dá fazer um charme com algum adorno. Eu gosto de fazer uma torradinha nao muito dura (parto 1 fatia de pao de forma em 4, quadradinho, faço a "torradinha", passo manteiga e coloco 2 pedacinhos em cima). Pode ser uma folha de salsinha, algo com o que se possa faezr uma graça.



É simples e saudável e pode ser congelado em pequenas porçoes para comer nas noites de preguiça.

Bom apetite e bons sonhos!