quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mini pizza com massa de arroz

Oi, gente!!!!

Depois de umas boas férias, cá estamos nós outra vez para dar o testemunho de receitinhas fáceis e infalíveis para alegrar as nossas cozinhas!


Gostei bastante do resultado das mini pizzas de arroz. Sabem que aqui na Venezuela volta e meia há escassez de algum tipo de alimento (quase nada se produz aqui, com exceçao de muito petróleo, mas, infelizmente, esse nao vai pras nossas barriguinhas, rs). Logo, o povo tem que se adaptar para alguma falta repentina. No ano passado houve escassez de farinha de trigo. E vocês pensam que as padarias, pizzarias & cia. iriam à falência? Na na ni na nao! Tiraram várias estratégias da cartola e foi quando eu conheci a massa de pizza feita de arroz (utiliza-se um tiquinho de far. de trigo, mas em proporçao inferior à massa de pizza normal). Fica um tiquinho diferente da massa exclusiva de farinha de trigo, mas é gostosinha e crocante!

Daí que me aventurei na cozinha (sempre buscando soluçoes práticas e gostosinhas para o jantar) e aprovamos essas mini pizzas! Vamos à receita - peguei em algum site buscando pelo Google, mas nao lembro qual... :-(

MASSA:

- 1 xícara (chá) de arroz cozido;
- 4 claras;
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1 colher (sopa) de óleo;
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de fermento em pó (nao o de pizza, o "normal");
- Óleo para untar.

MODO DE FAZER:

Aqueça o forno a 200 graus C. Bata no liquidificador o arroz, as claras, o leite, o óleo, a farinha e o fermento até ficar uma mistura homogênea. Unte a frigideira com óleo (pouquinho). Com a frigideira bem quente, forme um "disco" (como uma panqueca, mais ou menos fina, de acordo com o gosto de cada um). Eu gosto dessa massa bem fininha. Doure os dois lados.
Coloque a cobertura de sua preferência e leve ao forno para o queijo derreter.

Prontinho! Uma pizza gostosinha utilizando o arroz que sobrou e ninguém mais queria comer! rs.