quarta-feira, 14 de março de 2012

Cachapa: a panqueca de milho venezuelana!

O bom de morar em outro país (ou de viajar) é que a gente experimenta de tudo um pouco... Essa ânsia por novidades parece inerente à maioria dos seres humanos. E minha família, com o hábito de comer comidinhas locais, acabam me levando a aprender receitas que para mim sao novas, mas que aqui na Venezuela sao para lá de tradicionais.


O milho é a base da alimentaçao do venezuelano. É dele que fazem a "Harina pan", base das receitas mais populares e mais consumidas aqui, como as arepas e empanadas. Como a harina pan nao é encontrada no Brasil (é uma farinha de milho branco, é só acrescentar água que ela "incha" e vira uma massa, bem prática para o preparo de diversos alimentos), posso passar para vocês a receita das cachapas. Elas sao deliciosas panquecas à base de milho. Geralmente se recheia com um queijo muito parecido ao Minas (Queso Guayanés ou Queso Telita), mas também pode ser com frango desfiado, carne desfiada ou com o que mais sua imaginaçao permitir. É uma delícia! Provem!


Vou passar para vocês a receitinha que testei e aprovei. É bem prática, como toda panqueca, e as crianças ADORAM (meu filhote sempre pede, leva até para lanchar na escolinha, rs). Vamos aos ingredientes:

CACHAPA COM QUEIJO
1 lata grande de milho verde (com a água)
2 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitadinha de sal
1 ovo

Bata tudo no liquidificador. Coloque uma colherzinha (de café) de óleo em uma frigideira com teflon. Quando o óleo estiver quente, coloque uma concha de massa (faça como um omelete ou como uma panqueca, com aquela massinha fina, frite de um lado e de outro). Quando tirar do fogo, passe aquela manteiguinha de sua preferência e recheie com abundante queijo branco! Ou com o recheio de sua preferência.

Chega a dar água na boca! Experimentem!

4 comentários:

  1. Oi, gostaria muito de fazer uma arepa e como no Brasil não há harina pan, será que se eu utilizar milharina ou flocos de milho poderia substituir?

    ResponderExcluir
  2. Gente, lê essa receita da cachapa é incrível. Que saudade eu tenho da venezuela. Ainda mais agora no final do ano, daquela comidinha típica enrolada na folha de bananeira... das arepas e das cachapas também. E de Isla Margarita que em todo lugar tem uma barraquinha de empanada q eu adooooro.

    ResponderExcluir
  3. achei a harina pan pra vender no brasil; compartilho o lugar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM

    ResponderExcluir